27 de setembro de 2006

Tarefas

Caminhos... lindos, não são?

Dez vezes deves reconciliar-te contigo mesmo, porque é amargo vencermo-nos. (Nietzsche - Assim falou Zaratustra).

Melancolia...tarefas que não queria fazer agora, mas preciso. Eu estou desde o início do curso com todas as atividades em dia, meu temperamento é esse, não gosto de deixar absolutamente nada para fazer na última hora. Estamos agora com a atividade do módulo 2, do PROA 3 que fala sobre Interação e Cooperação.
Segundo o texto da professora Mônica Estrázulas, “será realizado trocas cooperativas sempre que os que integram atuarem na direção dos ajustes de suas ações às dos demais. Esse ajuste não pode ser confundido com a simples adesão à idéia do outro, porque se trata de um movimento consciente para examinar o ponto de vista do outro, sem no entanto, anular o seu”. Penso que estamos, em alguns dispositivos virtuais, como o fórum, nos encaminhando para isso. Já consigo “ver” uma diferença grande nas postagens , onde há interação. O mesmo não ocorre aqui, no blog, que para mim é um atividade completamente solitária.

24 de setembro de 2006

Positivismo Lógico

No livro Jean Piaget de Thomas Kesselring; tradução de Antonio Estevão Allgayer e Fernando Becker (1993). Observações sobre a técnica de trabalho de Piaget diz: “ Quando estudantes norte –americanos lhe perguntaram de que modo ele, que examinara a criatividade das crianças, teria chegado pessoalmente às suas idéias, nomeou três fatores entre si complementares: “ O primeiro é não ler nada daquilo que já foi escrito sobre a matéria da qual no momento se está ocupado; a leitura só deve ser feita depois. O segundo método é ler tudo o que for possível acerca de áreas de conhecimento vizinhas à matéria em estudo.. Para o estudo da inteligência são essas naturalmente, de um lado a biologia e de outro lado a matemática e a lógica, etc, incluída a sociologia e tudo aquilo que contorna o objeto com que está lidando. e o terceiro método é este: Deve-se ter um bode expiatório. O meu é o positivismo lógico.” (Págs 47, 48)
Desde que postei essa mensagem tenho procurado , através de leituras, aprender o que é Positivismo Lógico, ou seja , o que Piaget não aceitava usar em seu método de trabalho.No livro Fundamentos de Metodologia Científica de José Carlos Koche, encontrei a resposta. Fiz uma síntese que coloco aqui.

  • Síntese
  • 22 de setembro de 2006

    Mapas Conceituais

    Uma de nossas tarefas, nessa12ª semana, é comentar o mapa conceitual de nossas colegas.O mapa conceitual, organiza e representa o conhecimento. Verbos nas frases de ligação entre conceitos são imprescindíveis . Eu não conhecia o programa Cmap, fiz matemática e, assim sendo, tenho mais facilidade para expressar-me através de um diagrama, esquema,algorítmo do que por texto. Gostei muito, embora ainda não o domine. Fico pensando como está sendo construído meu conhecimento no curso. Quando voltei da parte presencial em Porto Alegre, logo quis e fiz um mapa conceitual, ele ficou igual ao cacho de uvas.Está em minha página aqui, podem conferir. E digam-me, agora já estou comentando mapas conceituais e com certa propriedade. Já estou também gostando de escrever, um pouco, mas estou. É muito bom.

    16 de setembro de 2006

    Teorias de Conhecimento

    "Normalmente quando falamos de estímulo-resposta associamos ao behaviorismo (+ ligado ao empirismo), e quando utilizamos insight,a teoria da gestalt (apriorismo). Piaget não é nem empirista nem apriorista, e sim construtivista."( Professora Luciane-08/06).

    Desde que postei essa mensagem acima,tenho procurado através de leituras conhecer um pouco sobre as teorias de conhecimento.O que eu sabia era senso comum, nada mais do que isso.Fiz matemática e não lembro de ter nenhuma disciplina sobre. Procurei verificar qual epistemologia é mais forte em meu trabalho como professora. Das leituras que fiz, encontrei em Fernando Becker, o que procurava:" o docente precisa refletir, primeiramente, sobre a prática pedagógica da qual é sujeito. Somente então apropriar-se-á de teoria capaz de desmontar a prática conservadora e apontar para as construções futuras.A simples mudança de concepção epistemológica não garante, necessariamente, uma mudança de concepção pedagógica ou de prática escolar, mas sem essa mudança de concepção superando o empirismo e o apriorismo certamente não haverá mudança profunda na teoria e na prática de sala de aula." Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_20_p087-093_c.pdf Acesso em 12/09/06

  • Empirismo
  • Apriorismo
  • Contrutivismo
  • 8 de setembro de 2006

    Proa-06

    Aproveitando o feriado, ontem, passei o dia tentando editar o Vê na wiki, não consegui.Vou contar como foi. Tentei fazer o Vê em editor de html e copiar a linguagem na wiki, não deu certo pois a wiki não reconhece todos eles (códigos). Tentei então fazer uma figura, o problema é que não conseguia linkar. Resolvi então fazer no editor e publicar. Penso que ficou bom, mas quero conseguir editá-lo na wiki. Gostaria muito de aprender.
    Vou linkar o endereço aqui:
  • Proa 06
  • 3 de setembro de 2006

    Reflexão


    Sobre o "Segundo Congresso Internacional- Formação de Professores e Prática Pedagógica"- foram três dias de muita atenção e de muita reflexão. Gostaria de dividir com vocês.
    Tive a oportunidade de assistir o professor Rubem Alves comigo na foto.
    Vou procurar fazer uma síntese sobre as palestras e o que penso ser mais significativo.
    Foram 3 dias de palestras, a primeira com Rubem Alves que falou de Mário Quintana, Pablo Picasso, Adélia Prado, Fernando Pessoa e, naturalmente Nietzsche.
    De Nietzche mais precisamente, do livro "Assim Falou Zaratustra", leio Nietzsche, só não concordo quando ele diz:“o verdadeiro homem quer duas coisas: o perigo e o divertimento. Por isso quer a mulher, que é o brinquedo mais perigoso.”(pág. 63) do livro citado.
    Frases que chamaram especialmente minha atenção: A pessoa “convencida”, não pensa mais. Transformar crianças que brincam em adultos que trabalham.
    Adquirir outros “ Significativos”.
    O congresso continuou e assisti Antonio Nóvoa reitor da universidade de Lisboa, que lançou o livro “Evidentemente” O que é evidente...mente!!
    Falou das muitas missões dadas à escola e que naturalmente não é possível cumpri-las, ficando num beco sem saída.
    A escola centrada na aprendizagem é o futuro, fazer com que todos os alunos tenham verdadeiramente sucesso.
    Ensino de forma a responder às necessidades de cada aluno, ajudando-o a construir um projeto educativo próprio. A escola seja de apoio, aconselhamento e orientação.
    Celso Vasconcellos,continuou dizendo que é preciso uma transformação básica: Aprendizagem e desenvolvimento humano de todos os alunos.
    Que seja usada uma metodologia interativa, alunos digam com suas palavras, não condicionar com nota. Professor como orientador.
    Pedro Demo, apresentou uma tabela, (vou procurar a fonte), onde de todos os alunos brasileiros , 3,3% aprenderam matemática em 2003, e nas demais disciplinas não é diferente.
    Falou da aprendizagem dinâmica e construtiva, de dentro para fora, ao contrário do instrucionismo , de fora para dentro. Criar caminho próprio, sujeito observador. Pesquisa, princípio educativo. A atitude do professor deve ser de eterno aprendiz, cuidar o que o aluno aprende pois o professor é um profissional de conhecimento.
    Não se aprende escutando aula, mas sim argumentando, justificando. Teresinha Rios, na atitude crítica, as certezas possuem caráter provisório podemos nos desinstalar, instala a pergunta.
    Para ser crítico devemos ser humildes e corajosos.
    Função da escola é a felicidade pois dá condições para que o ser humano afirme-se na sociedade. Ana Ruth Starepravo, professora em Curitiba, Aprendizagem é compreender, estabelecer relações, transformar, re(elaborar), criar, descobrir , transformar algo que se possui. Só há construção do conhecimento quando há dúvida, conflito, confronto de idéias. Problemas como desencadeador de conhecimento, conteúdo como meio. Conteúdos, meios para os alunos: estabelecerem relações, pensar sobre, fazer relações, significações. Desenvolver a autonomia. Em resumo é preciso mudar a "aula", não marcar data para essa mudança, é hoje, é agora, de todos os professores ouvi a mesma orientação é preciso que o aluno participe, interaja, construa.
    A professora Ana Ruth nos apresentou um projeto que fez com seus alunos em um terceira série em Curitiba. projeto sobre estudo de medidas. Na própria sala de aula, conteúdo medidas, os alunos foram com suas dúvidas fazendo com que novos construções surgissem e não foram essas necessariamente de matemática.Mas aprenderam também e com significado o que é medida de peso e volume. Não é fácil , pois nós professores temos, e por vários fatores, entre eles o tempo, de responder logo para o aluno, não dando a oportunidade de descobertas. "Quando simplesmente respondemos, matamos a possibilidade de o aluno confrontar suas idéias com outras, ou seja, não há comparação, não há conflito, não há confronto, não há construção de conhecimento." Eduardo José Monteiro .